Torrinha, de 2007

Alô-Mané
 
1 - Minha gente querida tudo bem? Espero que sim! "É OSSO" como diz o sargento da novela da GLOBO "MORDE E ASSOPRA" digo isso porque mais um leitor do "ALÔ-MANÉ" nos procurou e fez este comentário que TROCADO EM MIUDOS foi mais ou menos assim... MANÉ como sei que você é SAUDOSISTA quero lembrar que o pessoal de antigamente faziam verdadeiros MILAGRES no desempenho de seu trabalho diário. Quem trabalhava na Prefeitura Municipal de Torrinha nos mandatos do ex-prefeitos Joaquim Ribeiro dos Santos, Raul Lacerda, Antonio Amalfi, Nicolino Seber, José Mancini, Carlos Felício Balestrero, João Seber, Ângelo Dela Coleta, Mauricio Golineli, Amauri Bortolai e Quinho Seber, mesmo com uma infraestrutura muito pequena a Prefeitura Municipal funcionava muito diferente.
2 - A nossa Torrinha tinha mais habitantes, com pequena variação de CENSO para CENSO! Eu me lembro de que a Prefeitura de Torrinha tinha pouco mais de vinte (20) funcionários, o lixo era recolhido pelo funcionário PAULO LUPINO que usava uma CARROÇA puxada por um burro (animal) e ele Paulo Lupino dava conta do recado. Tinha também um funcionário conhecido por DOMINGOS CALABREZ cujo trabalho era MATAR FORMIGAS e o seu instrumento de trabalho era um "FOLE" que ele colocava BRAZA e VENENO cuja fumação ia para dentro do FORMIGUEIRO e desta maneira acabava com as FORMIGAS! Essa fumaça era provocada quando ele acionava o FOLE para provocar vento
3 - Quero lembrar que o senhor CALABREZ mudava o fole nas costas de buraco em buraco de formigueiro pelas ruas Torrinha das sete horas até as seis da tarde e não recebia as HORAS EXTRAS pelo seu trabalho e muito menos salário de INSALUBRIDADE. A Prefeitura de Torrinha não tinha MAQUINÁRIOS, TRATORES, PÁ CARREGADEIRA, CAMINHÃO BASCULANTE, CAMINHONETES, ÔNIBUS, MICRO-ÔNIBUS, PERUAS, AMBULÂNCIAS, tinha apenas um caminhão e uma motoniveladora comprada de segunda mão. As estradas rurais estavam sempre bem conservadas e os MATA-BURROS existentes nos município, também. A Prefeitura tinha dois FISCAIS os senhores JOSÉ VICENTE COSTA e JOAQUIM BRANDÃO!
4 - Sabe como eles percorriam o município? A CAVALO. Muitas vezes o único CAMINHÃO da Prefeitura, dirigido pelo funcionário conhecido como "ZÉ GASOLINA", não existia celular, e mesmo com toda essa dificuldade não havia tantas reclamações. Hoje a Prefeitura Municipal tem mais de 350 funcionários (é o comentário geral) caminhão de lixo, caminhões basculantes, pás carregadeiras, tratores, a velha motoniveladora que está sempre quebrada, celulares, computador, internet, secretárias municipais, ônibus e micro-ônibus escolares, ambulâncias novas, peruas e mesmo com todas estas modernidades houve muito pouca melhoras na qualidade do serviço prestado a população.
5 - E mesmo com todo este ARSENAL de MAQUINÁRIOS e funcionários não apareceu ninguém: Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, para ver que a cidade (zona urbana) possivelmente tem mais formigueiros do que na Zona Rural. E não podemos ignorar que com a quantidade de produtos que a indústria farmacêutica veterinária oferece para combater FORMIGAS seria praticamente impossível existir tantos formigueiros na cidade de Torrinha! Imagine se ainda fosse preciso usar aquela velha FORJA de 60 anos atrás carregando a mesma nas costas a LICàŠNÇA DE SAàšDE do INSS chegaria as PORTAS DA FALàŠNCIA de tantos ATESTADOS MÉDICOS de nossa Cidade.
6 - O senhor me disse que quase tudo aqui é municipal, a rodoviária, o cemitério, o Centro Hípico, o Pronto Socorro, o Pronto Atendimento, a central de ambulância a garagem, o Jardim Público, a Câmara de Vereadores, a Biblioteca, e enfim… Se na sua opinião tudo isso é MUNICIPAL, o ALÔ-MANÉ questiona: Se tudo isso é municipal faltou dizer que Torrinha tem o MAIOR FORMIGUEIRO MUNICIPAL DA REGIÃO! Bom agradeço muito o senhor ter procurado o ALÔ-MANÉ para fazer o seu DESABAFO e alertar a Administração sobre esse problema de proliferação de FORMIGAS na cidade de Torrinha! O ALÔ-MANÉ sugeriu o senhor procurar os Vereadores na Câmara Municipal e levar sua critica sobre tal problema, mas ai o "CALDO ENTORNOU" e o senhor me perguntou! MAS TEM VEREADOR EM TORRINHA? Eu afirmei que sim.
7 - Agora, mesmo o ALÔ-MANÉ não tendo PROCURAÇÃO do Prefeito Thiago Rochiti para defende-lo e quero afirmar que ele é quem tem menos CULPA sobre tais fatos. Existem outros assuntos de caráter administrativos que ocupam o seu tempo: buracos nas calçadas, no jardim público, em frente a igreja matriz, sujeira nas ruas, o velório municipal, estradas rurais, banheiro público do jardim, e outros problemas cotidianos são de responsabilidade de FUNCIONÁRIOS designados para este trabalho (chefes). O prefeito tem outros afazeres mais importantes, ir atrás de recursos financeiros junto a Governo Estadual e Federal para resolver os muitos problemas existentes em seu município.
8 - Vamos mudar de assunto! Quero lembrar que a Lei nº 9.605/02/1998, dispõe sobre as sanções PENAIS e ADMINISTRATIVAS derivadas de condutas e atividades LESIVAS ao MEIO AMBIENTE e da outras providencias e diz: Artigo 2º - Quem de qualquer formar concorrer para a pratica dos CRIMES previsto nessa LEI, incide nas penas a estas cominadas na medida da sua culpabilidade, bem como o Diretor, administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa Jurídica que, sabendo da conduta CRIMINOSA de outrem deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.
9 - Artigo 3º, as pessoas jurídicas serão responsabilizados administrativamente civil e penalmente conforme o disposto nesta LEI, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de réu representante legal ou contratual ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício de sua entidade. Em seu Parágrafo àšnico (alerta) a responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras ou co-autoras ou partícipis do mesmo fato… sendo assim vamos botar a "BARBA" de "MOLHO" porque a qualquer momento os RIGORES da LEI poderá pegar muita gente de "CALÇAS CURTAS", pois lugar de LIXÃO é em ATERRO SANITÁRIO. Convém ficar de olho na "LIMINAR" obtida na Justiça da Comarca de Brotas cujo Processo recebeu o nº 386/2010.
10 - Mudando de "PATO PRA GANSO" um dos temas que os atuais vereadores vão ter que resolver ainda esse ano, é o que determina a EMENDA CONSTITUCIONAL TRANSFORMADA EM LEI nº 58 de 23/09/2009 que disciplina o número de vereadores dos municípios com até 10 mil habitantes com o mínimo de 11 (onze) vereadores e cuja mudança precisa alterar a LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO para entrar em vigor na legislatura de 2013! Em nossa região acredito que estamos atrasados, porque quase todas as cidades num raio de 100 Km, modificaram o número de vereadores do seu município, portanto senhores vereadores torrinhenses, MÃOS A OBRA.
11 - O Artigo 37 da Lei Orgânica do Município de Torrinha DIZ: A Lei Orgânica do Município poderá ser EMENDADA mediante a proposta I- de 1 terço do mínimo dos membros (vereadores) II- do Prefeito Municipal III de cidadãos mediante iniciativa popular; assinada no mínimo por 1% dos eleitores: Parágrafo único A proposta será discutida e votada em DOIS TURNOS, considerando-se APROVADA quando obtiver em ambas as votações, o voto favorável de dois (2) terços dos Vereadores da Câmara Municipal; Parágrafo 2º A emenda a Lei Orgânica será promulgada pela MESA da Câmara Municipal, com o respectivo número de ordem; Parágrafo 3º- A matéria constante de proposta de EMENDA rejeitada não poderá ser objeto de nova proposta na mesma legislatura, e no Artigo 68 determina A remuneração do Prefeito, Vice-prefeito será fixada mediante DECRETO LEGISLATIVO pela Câmara Municipal no final de uma legislatura para a subsequente.
12 Na letra A do citado Artigo diz: A remuneração do Prefeito será o teto para aquela atribuída aos funcionários do município e na letra B estará sujeita ao imposto de renda e proventos de qualquer natureza. Quero lembrar a quem possa interessar que a LEI ORGÂNICA e o REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL, é a base legal do seu funcionamento, mais ou menos como a BÍBLIA está para algumas religiões! Vou aproveitar para dizer que os AMIGOS DOS ALHEIOS (ladrão) visitaram BIBLIOTECA MUNICIPAL na calada da noite e ROUBARAM O COMPUTADOR daquela repartição municipal é o fim da PICADA. Na biblioteca é fundamental o uso do COMPUTADOR, onde estão armazenados o acervo cultural e relação de todos os documentos do Município de Torrinha, são informações de mais de 100 anos da nossa história.
13 - Segundo informações da responsável pela Biblioteca, a senhora MARIA CÉLIA MARQUES DE BARROS BETY, após o roubo ela esteve na DELEGACIA DE POLÍCIAL CIVIL para comunicar o acontecido e fazer um B.O. Para registrar o ocorrido mas após mais de 30 dias desse fato, ainda não obteve nem um resultado por parte daquela repartição estadual. O ALÔ-MANÉ aconselhou a CELINHA, que pedisse ajuda a SÃO EXPEDITO se quisesse alguma solução para esclarecer o ROUBO DO COMPUTADOR da biblioteca municipal, OK?
14 - Quem está "RINDO DE ORELHA A ORELHA" é meu amigo João da ELETROLAR que está DE CASA NOVA. Depois de 28 anos servindo a população de Torrinha e região na Rua Senador Lacerda Franco nº 529, mudou de endereço para a Rua Mario Batistela em frente ao SUPERMERCADO TORRINHA SERVE. Novas instalações, muitas mercadorias,atendimento personalizado, financiamento a perder de vista, e qualidade de primeira linha, tudo isso e muito mais um estacionamento de veículos encontrado somente em grandes MAGAZINES! O ALÔ-MANÉ almeja muito sucesso ao João e seus funcionários... NOTA DEZ.