Torrinha, de 2007

Alõ-Mané
 
1 - Oi minha gente querida, tudo bem com vocês? Domingo, dia 24 de julho, por volta de 10 horas da manhã, eu e o repórter fotográfico da FOLHA DE TORRINHA MARCOS SIBOLDI conversávamos assuntos corriqueiros perto da Praça em frente à  Igreja Matriz. Logo, estacionou o veículo, o vereador Antonio Augusto Boteon que entrou no BATE-PAPO. Aproximou-se uma senhora e começou a questionar o vereador, reclamando sobre o PÉSSIMO ATENDIMENTO ao público por parte do POSTO DE SAàšDE "LUDOVICO SOLBIATI" e a CENTRAL de AMBULÂNCIA municipal. Foram reclamações graves e a referida senhora pedia para que o vereador Boteon tomasse providências para sanar essa situação humilhante que está passando e sujeitando a população que precisa daquela repartição municipal.
2 - Na ocasião, assistimos de CORPO PRESENTE o DESABAFO daquela senhora feita ao vereador Boteon. Se alguém duvidar e quiser saber maiores detalhes sobre tal fato, basta somente consultar meu prezado e dileto amigo Toninho, que poderá fornecer maiores detalhes sobre o ocorrido! Inclusive, o próprio vereador disse que havia passado por esse tipo de VEXAME junto a uma repartição de atendimento ao público de Torrinha. Reclamações como daquela senhora, são corriqueiras no dia-a - dia do vereador. O ALÔ-MANÉ INDAGA! Se um representante do Poder Legislativo foi tratado daquela maneira, IMAGINE o coitado do cidadão COMUM? Reclamar somente para o "PAPA" lá em ROMA.
3 - Durante o nosso "BATE-PAPO" depois que a senhora de (70) anos foi embora, inclusive pediu desculpas ao vereador Boteon, falamos de tudo! Da atual administração, das conquistas, dos acertos, dos erros, das inaugurações, das benfeitorias e da entrega das escrituras, galerias e asfaltamento do Mundo Novo, do caminhão de lixo em exposição no jardim principal, da casa da Cultura, das casas populares (minha casa minha vida) do banco do povo, dos buracos nas calçadas, do jardim público, dos formigueiros na zona urbana, no BURACÃO QUE ESTÁ SE FORMANDO no final da galeria de águas pluviais na Vila Fiorini, da RACHADURA no Pontilhão da FEPASA, e até o depósito de ENTULHO e FERRO VELHO que foi transformado o antigo MATADOURO MUNICIPAL. É bom lembrar, que o vereador Boteon participou de todos estes assuntos.
4 - Também naquela ocasião, o ALÔ-MANÉ ficou sabendo em "OFF" que os senhores vereadores de Torrinha vão receber da Câmara Municipal para o seu uso INDIVIDUAL, um CELULAR PRÉ-PAGO, de ultima geração e terão também à  disposição um "AUTOMÓVEL 0, EM FOLHA" com direito à  MOTORISTA e COMBUSTÍVEL para transportar os EDIS (representantes do POVO), quando em serviço do município. Isso sem falar no "NOTBOOK" que cada um dos vereadores terá para facilitar seu trabalho no legislativo! Mas segundo Boteon, alguns de seus colegas não sabem MEXER com aquele "TROÇO". Ainda, no transcorrer da conversa, chegou mais um senhor torrinhense e participou da "PROSA" e aproveitou para fazer também sua "RECLAMAÇÃOZINHA" sobre alguns fatos que em seu entendimento a "COISA VAI DE MAL A PIOR".
5 - Foi então que o vereador Boteon voltou ao assunto do "TELEFONE CELULAR" e afirmou que não vai receber o tal TELEFONE PRÉ-PAGO, aliás, também, será a posição do vereador Pedro Mauro Galo, que não quer o CELULAR que a Câmara Municipal de Torrinha vai oferecer a cada um de seus membros, alegando não conhecer quais os critérios que serão utilizados para o uso desse aparelho. Entende que é praticamente impossível a proibição para o uso particular de ligações e fez questão de lembrar que a Câmara Municipal de Torrinha já foi alvo de Processo Judiciário e problemas constitucionais pelo uso indevido de ligações particulares no celular da Presidência daquela Casa de Leis. No final da conversa, o vereador Boteon fez algumas justificativas e pediu licença para se retirar e almoçar, pois passava das 12 horas e a barriga estava RONCANDO! Cada um de nós tomo um rumo diferente.6 - O ALÔ-MANÉ aproveita a oportunidade e diz que recebeu um "e-mail" remetido pelo "DELATOR DE LEMBRANÇAS" inclusive com direito a fotos, a respeito de uma PRACINHA ABANDONADA e usada como canteiro de obras. O assunto foi mais ou menos assim: por favor, encaminhe para o ALÔ-MANÉ esse ABSURDO, uma Pracinha Abandonada é usada como canteiro de obras, atrapalhando o DIREITO de IR e VIR das pessoas! A Praça em questão é a CRISTOVAM BLUMER que fica na rua Santa Eliza, no Jardim Paulista, em Torrinha! Esta Praça foi construída há quase dez anos atrás, não tem nenhuma benfeitoria, como: ILUMINAÇÃO, GRAMA, CALÇADA, BANCOS, JARDINAGEM, FLORES, CONSERVAÇÃO, LIMPEZA, PLACA DE IDENTIFICAÇÃO, servindo apenas para o VANDALISMO e consumo de DROGAS e outras "COISITAS MAIS" que o ALÔ-MANÉ não pode publicar.
7 - Inicialmente quero agradecer ao "DELATOR DE LAMBANÇAS" pela confiança e incentivo para continuarmos naquilo que o ALÔ-MANÉ tem como princípio! INDEPENDàŠNCIA DE OPINIÃO e sem RABO PRESO com A ou B. Segundo o "DELATOR DE LAMBANÇAS" a atual administração está mais preocupada com a praça localizada no bairro Santa Eliza e que já tem uma razoável infra-estrutura e vai receber (ou já recebeu) 100 mil reais para melhorar ainda mais aquela Praça Pública e me faz a seguinte INDAGAÇÃO: DÁ PARA ENTENDER? O ALÔ-MANÉ afirma que sim, se não vejamos! A verba de 100 mil reais doada pelo Governo Alckmin será para a Praça BATISTA SANTUCI e 100 mil reais para a Praça que o "DELATOR DE LAMBANÇAS" se refere. Segundo comentários, naquela região Santa Eliza, Nova Torrinha, Mundo Novo está concentrado um grande número de morador e isso representa muitos eleitores que deram vitória ao atual ao Prefeito Municipal.
8 - Quero lembrar que o ano que vem (2012) teremos eleições para prefeito e vereadores e qual é o local que tem mais votos? Aquela região ou os poucos moradores perto da Pracinha CRISTOVAM BLUMER. Esse comportamento é regra quase geral, os administradores da coisa pública, Prefeito, Governador, Presidente da República priorizam grandes OBRAS que dão retorno em VOTOS, construção de baixo de terra estas ficam para um segundo plano podemos tomar como exemplo o QUEBRA-PAU entre o atual governador Geraldo e o ex-governador Serra que divergem sobre um investimento de 1 milhão de reais para a construção de uma Ponte no Litoral Paulista. A tal Ponte não será feita pelo governo ALCKMIN, sabe por que? E o motivo alegado? O PSDB partido do TUCANO Serra e Alckmin não quer perder votos naquela região. É ou não É, o fim da PICADA?
9 Ora, se no alto escalão do governo o argumento é este, IMAGINE nos pequenos municípios e a nossa Torrinha não será exceção, concorda com o ALÔ-MANÉ? Mas deixa pra lá! Voltemos a falar da Pracinha CRISTOVAM BLUMER, afinal das contas quem foi essa pessoa? Vou falar apenas daquilo que sei. Trata-se de um torrinhense que muito contribuiu para o progresso e desenvolvimento deste município membro da tradicional e exemplar e família BLUMER, sendo um dos pioneiros moradores deste município, onde residiu por muitos anos e construiu família que muito fizeram pela sua querida Torrinha! E para não alongar muito, lembrarei somente de duas pessoas com o sobrenome BLUMER, vamos lá! Quem não se lembra da dona LAZINHA BLUMER funcionária da agencia do Correio local onde trabalhou atendendo com dedicação presteza a população de nossa cidade e profissional de farmácia BENEDITO BENTO BLUMER, que durante toda a sua vida esteve à  frente da FARMÁCIA SÃO BENEDITO de sua propriedade curando muita gente em Torrinha, ocasião em que a medicina não era muito popularizada.
10 - O BENTO DA FARMÁCIA atendia todos com muita competência e dedicação, foi um ABNEGADO pela sua profissão e com certeza DOUTOR no assunto da saúde. E se não fosse por outro mérito e ser progenitor (Pai) do farmacêutico e líder político senhor CRISTOVAM BLUMER é plenamente merecedor desta homenagem e ceder o seu nome a aquela Praça e em reconhecimento a família BLUMER. Nada mais justo que a atual administração municipal vela com carinho especial a conservação e reforma daquele local, tornado um recanto de lazer da população em suas horas de descanso. O ALÔ-MANÉ vai torcer para que isso aconteça e se torne realidade! VAMOS FICAR DE OLHO, TÁ?
11 - É bom mudarmos de assunto! O que é isso minha gente os amigos do ALHEIO voltaram com força total em nosso município. Aumentou consideravelmente e assustador o número de ROUBOS e ASSALTOS em nossa cidade. A população está APAVORADA. Ninguém tem mais tranquilidade. Todos nós estamos "REFÉNS" dos assaltantes e bandidos. Os LADRÕES estão DEITANDO e ROLANDO, DANDO CARTA e JOGANDO DE MÃO aquele sossego, que o torrinhense se orgulhava em ter foi pra "CUCUIA". É aquela velha história: "SALVEM-SE QUEM PUDER", pois a segurança pública de responsabilidade do Governo Federal, Estadual e Municipal não EXISTE, tomou "DORIL" SUMIU é assim que a população define essa situação. Os BANDIDOS estão CARECAS de saber que não existe mais uma ARMA na mão da população! O Governo Federal fez o "FAVOR de DESARMAR as pessoas de bem e esqueceu de tirar o SUPER PODER DE FOGO dos BANDIDOS. Essa medida só poderia dar nesse resultado, "ASSALTANTES ARMADOS ATÉ OS DENTES" e a população com ESTILINGUE! Nota ZERO.
12 - Já que estamos falando de SEGURANÇA, o ALÔ-MANÉ vai pegar carona na revista VEJA que publicou "UMA TRAGEDIA INVISÍVEL", na reportagem feita pelo repórter RICARDO WESTIN, que entrevistou dezenas de viciados, familiares, policiais e psiquiatras. Foi mostrada a amplitude de uma tragédia urbana que as autoridades fingem não existir: a epidemia do CRACK, uma mortal derivação de COCAINA! Não dá para entender que se travem os mais DOUTOS DEBATES em Brasília do uso da MACONHA, como se no Brasil fosse algum palácio enclave ESCANDINAVO, nos trópicos e facilitar a DESCRIMINALIZAÇÃO das DROGAS com a liberação das marchas dos defensores legal da MACONHA quando nas cidades mais populosas "FANTASMAGORICAMENTE", multidões de viciados em CRACK vagam pelas ruas cometendo toda sorte de CRIMES BARBAROS para conseguir DROGAS.
13 - São tão válidas em outros campos de que atingimos um novo patamar civizilatório. Não atingiremos enquanto não encararmos como noção a chaga desse PAVOROSO VÍCIO. Outras DROGAS pesadas como COCAÍNA em pedra fumada em cachimbos artesanais nas ruas Praças da quase totalidade dos municípios brasileiros, por mais de 1 milhão de usuários. Segundo levantamento da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, por seu poder de destruição e por ter como PàšBLICO ALVO jovens de 15 a 25 anos, essa modalidade de ruína química merece uma analise detalhada e demanda a AÇÃO URGENTE DO PODER PàšBLICO. O crack vicia para sempre. Na primeira vez que seus componentes químicos INUNDAM o CÉREBRO DO USUÁRIO, a pessoa passa a roubar e matar se preciso, para satisfazer as chamadas psíquicas e físicas impostas pela ABSTINENCIA. Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras CRISES dos VICIADOS, cuja fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa! PARABÉNS REVISTA VEJA. NOTA DEZ.
14 - Pescadores, ex-caçadores, (do tempo do ZAGAIA) e outros MENTIROSOS, todas as sexta-feira tem encontro marcado semanalmente na OFICINA DO TÁTO. Ele conserta geladeira, máquina de lavar roupa, freezer, painéis de energia solar. Essa turma, a partir das 18 horas vão marcar o ponto e saborear (matar a fome) um RANGO feito pelo SIGE, PLINIO VIZELI, CLAUDIO MARTINELI, e o especialista em SALADA o MOISÉS. Fazem parte desta Cambada, Pedro Mamoni, Marcozero, Zé Irineu, o Caroço, o Joel carrega, o Paulão Mamoni, o Gabriel, o Leonardo, o Baiano, o Léo Carrega, o tato e seu filhinho Diego. Não podia ficar de fora, o pescador Profissional de São Lourenço no Mato Grosso Mane (rs)! São momentos agradáveis que passamos juntos, contando CAUSOS e outras PANTOMINAS de pescarias. Um abraço a vocês todos.Já estou sentindo o CHEIRO DA GOROROBA, OK?