Torrinha, de 2007

Alô-Mané
 
1 Oi minha gente querida tudo bem! Espero que sim! Não é que repercutiu de uma maneira positiva, o ALÔ-MANÉ ter feito referencia ao PRESENTÃO que a Câmara Municipal de Torrinha, com respeito aos TELEFONES CELULARES PRÉ-PAGOS e o veículo zerinho em folha da marca "CIVIC" comprou ou vai comprar para os senhores Vereadores daquela Casa de Leis! Tanto é verdade que o vereador JOSÉ CARLOS LIBERATO DA CRUZ, o "CARLÃO" esteve na minha casa na rua Ângelo Bortolai, 635 e afirmou com todas as LETRAS que a exemplo do vereador PEDRO MAURO GALO e GUILHERME BETTI, não vão querer e muito menos receber o tal CELULAR PRÉ-PAGO. Naquela ocasião, disse o CARLÃO, "é um verdadeiro DISPERDÍCIO do DINHEIRO PàšBLICO a compra de CELULARES para os vereadores", Ainda, informou que tem direito de 200 minutos cada aparelho, pagos pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador PAULINHO CLEMENTE.
2 Disse mais o vereador "CARLÃO": Também não sou favorável que a Câmara Municipal compre um automóvel de marca "CIVIC" para o Poder Legislativo Torrinhense, pois pelo trabalho realizado não há a menor necessidade destas MORDOMIAS. Os vereadores se reúnem apenas duas vezes por mês ou seja, de 15 em 15 dias, em sessão quinzenal. Continuou o vereador CARLÃO: "Por favor, pode falar no ALÔ-MANÉ que não darei meu voto se preciso for, para tal aquisição! Conversamos outros assuntos e o CARLÃO foi embora. Agora essa notícia que o ALÔ-MANÉ ficou sabendo em "OFF" não foi o meu amigo JOSÉ CARLOS LIBERATO DA CRUZ quem falou! Fiquei sabendo por outros CANAIS… Existe um "ZUN ZUN ZUN" circulando que o Presidente da Câmara Municipal está "TRAMANDO" (esse foi o adjetivo usado pelo informante) aumentar o "TREM DA ALEGRIA" na Câmara Municipal colocando "ESTAGIÁRIOS" no Legislativo Torrinhense
3 Aí o ALÔ-MANÉ é obrigado a PERGUNTAR! APRENDER O QUE? Dizer SIM SENHOR, AMÉM, DISPENSO A PALAVRA! Claro que toda a regra há exceção, porém as poucas vezes que o ALÔ-MANÉ foi assistir os trabalhos daquela Casa de Leis no horário reservado à  "TRIBUNA LIVRE", apenas dois ou três EDIS com experiência em outros mandatos legislativos usaram a TRIBUNA com conhecimento de CAUSA, quer seja para pronunciamento pessoal, declaração de voto e reclamações próprias reservadas ao vereador em exercício. Mas como na terra de CEGO quem tem um OLHO É REI nada é impossível. Vamos mudar de assunto OK? O ALÔ-MANÉ referiu-se ao grave problema das DROGAS e vamos aproveitar e dar continuidade nesse assunto pois a sociedade de um modo geral não pode fechar os OLHOS por tão grave DESGRAÇA.
4 - Somente para lembrar o "ALCOOL ETÍLICO" é a DROGA mais pesada de todas. Geralmente quando se fala em DROGAS lembramos sempre de COCAÍNA, CRACK e seus similares. Há quem diga que SIM, QUE NÃO mas de uma coisa ninguém discorda pelo menos de um ponto, o alcoolismo é um problema muito maior que as outras DROGAS e seus efeitos são devastadores para quem vira dependente! Quando se pensa nos danos causados por DROGAS como CRACK ou a COCAÍNA fica difícil imaginar que um copo de CERVEJA ou uma dose de UISQUE possa ser mais perigoso. Muitos especialistas no entanto, defendem a tese de que, por uma combinação de fatores perversos o ALCOOL é uma DROGA mais preocupante de todas e de acordo com a médica e psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA DA SILVA autora do livro "MENTES PERIGOSAS" o "ALCOOL" é devastador e desenvolve doenças.
5 A cirrose, o diabete, a depressão são doenças provocadas por bebidas alcoólicas que são consideradas DROGA LEGAIS! Estão a venda em cada esquina, de todas as DROGAS o álcool é a que tem o maior número de USUÁRIOS e a que começa a ser consumida mais cedo entre 12 e 13 anos e quem faz essa afirmação é a médica ANA BEATRIZ. Ela diz... Em 50 por cento dos casos, a primeira DOSE é consumida em casa, com a convivência dos Pais o poder destruidor do álcool assegura a doutora Beatriz, vem da capacidade que essa substância tem de provocar lesões em tecidos ADIPOSOS (gordura) e o celebro humano é todo revestido desse tecido! E ao atacar esse revestimento, o álcool desencadeia um processo inflamatório no cérebro, alterando sua bioquímica e as transmissões elétricas entre a SINOPSE que une os NEURÔNIOS.
6 Continua a Dra. BEATRIZ: "No primeiro momento, o álcool relaxa, no segundo momento provoca euforia e no terceiro momento vem DEPRESSÃO e se a pessoa não parar de beber, o álcool leva a MORTE. Uma pesquisa feita pela UNIFEST, revela, que para os adolescentes brasileiros estimados em mais de 800%, já beberam uma vez na vida. Também aponta 33% dos alunos do ENSINO MÉDIO bebem em excesso pelo menos um vez por mês! O consumo de álcool na adolescência pode causar danos irreparáveis a COGNIÇÃO e a aprendizagem diz aquela médica. A situação fica mais preocupante quando se leva em consideração que "ANàšNCIOS" de bebidas alcoólicas ocupam algo entre 8 a 10% entre as publicidades veiculadas nos intervalos de transmissões esportivas e programas, que tem os jovens como público-alvo.
7 É um paradoxo diz o historiador "HENRIQUER CARNEIRO", especialista na história de consumo de DROGAS. A substancia que causa mais problemas à  saúde pública é aceita e legalizada, enquanto os usuários de outras DROGAS são estigmatizados e para o médico EMILIANO KANTER do Rio Grande do Sul, determinar qual a DROGA mais pesada de todas pode ser algo muito relativo e tomemos como exemplo o L.S.D. Diz aquele médico: a DROGA causa efeitos mais intensos com uma dose mínima apenas (25 milionésimo de grama) já são suficientes. Por outro lado, o CRACK é que vicia mais rapidamente. As crises de substância da COCAINA costumam ser mais radicais, por isso se considerarmos o impacto social do ALCOOLISMO, no entanto o álcool certamente entra no rol das DROGAS mais pesadas.
8 Está confirmado! Por autoridades preocupadas com essa situação que há no Brasil entre 20 a 30 milhões de viciados em álcool, contra 870 mil viciados em COCAÍNA. O ÁLCOOL certamente entra no ROL das DROGAS mais nocivas ao ser humano! O CRACK possui de 500 a 600 mil usuários; a COCAÍNA 870 mil usuários e a MACONHA 3 milhões de usuários. São números impressionantes e dificilmente poderão ser QUESTIONADOS! Em qualquer vila, lugarejo, praças, viadutos e as grandes cidades à  presença de VICIADOS em todo tipo de DROGAS é a coisa CORRIQUEIRA e pelo andar da CARRUAGEM cada dia que passa a COISA fica mais LIBERADA. Quero lembrar que todos estes argumentos não são do ALÔ-MANÉ, mas sim da revista "SUPER INTERESSANTE" em sua edição especial intitulada: "45 VERDADES INCONVENIENTES" de número 289 A de março de 2011.
9 O ALÔ-MANÉ abordou o problema do alcoolismo e levou ao conhecimento dos leitores da FOLHA DE TORRINHA, porque precisamos nos conscientizarmos que o perigo está dentro de Casa e é preciso ficar ALERTA para não permitir que seus parentes, filhos, primos, netos e até bisnetos, possam se tornar uma ALCOÓLATRA ou viciado em DROGAS. O perigo ronda todos nós! Por menor que seja a população de uma Vila, possivelmente, apareceu algum TRAFICANTE para vender e até mesmo distribuir graciosamente todo tipo de DROGAS e depois de viciados as vítimas possam cometer todo tipo de crimes afim de conseguir dinheiro para alimentar o MALDITO VÍCIO! Geralmente, os ADOLESCENTES são as pessoas mais visadas pelos traficantes e merecem uma atenção muito especial por parte da Polícia Civil e Militar o horário de saída dos alunos da Escola.
10 Vamos mudar de assunto? Que tal a ELEIÇÃO para PREFEITO no ANO que vem! O ALÔ-MANÉ tem recebido de muita gente a seguinte pergunta! Quem vai ser candidato a Prefeito aqui em Torrinha no Ano que vem? Quais serão os candidatos? Geralmente, digo que atualmente tem CANDIDATO a CANDIDATO, porém, na HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA vão sobrar no máximo três poderão disputar o pleito municipal. Todos estes BALÕES DE ENSAIO de que Fulano, Beltrano ou Sicrano é candidato, é CONVERSA PRA BOI DORMIR. Eleição municipal não é brincadeira não é quem estiver apostando que em nossa cidade que vai se repetir o fenômeno "TIRIRICA" pode tirar o cavalo da CHUVA! Porque a principal qualidade pra disputar a Prefeitura Municipal é "TER A BURRA CHEIA" ou seja, uma conta bancaria com CHEQUE ESPECIAL SEM LIMITES, nossa condição (muita grana) qualquer candidato entra no "PAREO". Quem viver verá.
11 Com raríssima exceção, já aconteceu eleição em Torrinha que o candidato se elegeu sem gastar GRANA ALTA. Isso já faz alguns anos! Atualmente, para ser prefeito não há necessidade de BOM POLÍTICO, ter conhecimento com Governador, Presidente, Senador, Deputado, Secretários e Ministros do alto escalão ou melhor "CONHECER O CAMINHO DAS PEDRAS" tudo isso nada tem o menor valor! Pode até ser "ANARFA" pois na hora de votar muitos eleitores (graças a Deus não são todos) estão preocupados mesmo é quanto vai valer o seu voto e o de sua família e se passar de 10 eleitores a COTAÇÃO AUMENTA! E somente para refrescar a memória de alguns, em duas eleições para Prefeito o PMDB perdeu por sete (07) votos. Ai você vai falar! Mas sete é conta de MENTIROSO NÉ? Fazer o que mas aconteceu, deixa pra lá que águas passadas não "TOCA MOINHO"
12 Diante do questionamento do meu amigo, o ALÔ-MANÉ FEZ UMA PEQUENA PESQUISA dos Prefeitos que passaram pelo município de Torrinha e que não tiveram o "UMBIGO ENTERRADO" nesta cidade. Segundo lembranças de eleitores mais velhos que marcaram sua administração com LETRAS DE OURO ppodemos citar o Coronel JOAQUIM RIBEIRO DOS SANTOS, nascido em Rio Claro, Raul Lacerda de Araras, Senador Lacerda Franco de Araraquara, Ângelo Dela Coleta de Santa Gertrudes, Ivanildo Ferreira do nascimento nasceu no Estado de Pernambuco, Ivanir Souto do Nascimento também Pernambucana e o Senhor CARLOS FELÍCIO BALESTRERO, BROTENSE cada um deles deixaram marcado na história deste município de Torrinha a sua marca REGISTRADA. Isso não quer dizer que os outros prefeitos torrinhenses que passaram por esse município não fizeram boas administrações, fizeram sim, o que o ALÔ-MANÉ faz questão apenas de lembrar que esse tipo de BAIRRISMO e PRECONCEITO EXAGERADO não leva absolutamente a nada.
13 Qualquer dúvida sobre o BAIRRISMO EXAGERADO E PRECONCEITUOSO contra alguma pessoa que tenha a PRETENSÃO de DISPUTAR O CARGO DE PREFEITO EM TORRINHA, precisa somente tomar conhecimento da opinião de alguns vereadores e gente do povo que a manchete do JORNAL o "COMERCIO", da cidade de Brotas dos dia 13/08/2011, Ano 04, nº 107! Pretensioso JORGE SALLA QUER SER PREFEITO EM TORRINHA". Alguns vereadores deram sua opinião, algumas delas totalmente INFELIZ na visão do ALÔ-MANÉ, demonstrando um PRECONCEITO RANCOROSO contra quem nasceu neste município! Mas foram SALVOS PELO GONGO com o que falaram os Vereadores PAULINHO CLEMENTE Presidente da Câmara Municipal e o Bacharel de Direito SILVINHO CALANDRIM JUNIOR que ao ser interrogado qual seria a sua avaliação de uma eventual candidatura do JORGE SALLA nas próximas eleições.Aí não deu outra, SILVINHO aproveitou para demonstrar o seu conhecimento e CHIUTOU NO GOL.
14 - Vejam só a resposta do vereador CALNDRIM! "Olha, ele estando no GOZO de seus direitos políticos, filiado a um Partido, com domicilio eleitoral mais de UM ANO e atendendo a Legislação eleitoral em vigor, a DEMOCRACIA tem que prevalecer... e quanto a aceitação por parte do eleitor somente a outra parte da DEMOCRACIA poderá responder! Em nossa cidade temos vários candidatos dos mais variados segmentos políticos que tem condições e experiencia no conhecimento dos problemas do município. Quanto a objeção que possa existir em relação ao Sr. JORGE SALLA, para ganhar a eleição precisa de votos, disse mais o vereador Silvinho. EM TORRINHA, AINDA TEM ALGUMAS PESSOAS ENVOLVIDAS COM A POLÍTICA QUE DEFENDE, A ideia QUE O ADMINISTRADOR (PREFEITO) tem que ser nascido neste município! Particularmente DISCORDO, porque tivemos prefeitos que vieram de outras cidades e até mesmo de ESTADOS BRASILEIROS e muito fizeram por nossa querida Torrinha. O ALÔ-MANÉ concorda em NàšMERO, GàŠNERO E GRAU com o pensamento do Vereador Calandrim, SILVINHO? NOTA 10 para os demais entrevistados, NOTA ZERO.