Torrinha, de 2007

Deputado falou sobre políticas públicas na Unesp
 
O deputado estadual Aldo Demarchi participou na noite desta quinta-feira (18) da conferência internacional "Desafios e Potencialidades das Políticas Públicas Urbanas - Exemplos do Brasil e Portugal", realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental, ambos vinculados ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) do campus da Unesp de Rio Claro. A convite das professoras doutoras Sandra Elisa Contri Piton e Silvia Aparecida Guarnieri Ortigosa, o parlamentar dividiu mesa redonda com os secretários municipais de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Milton José Hussni Machado Luz, e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, João Luiz Zaine, sobre as dificuldades enfrentadas pelos governos na implantação de políticas públicas urbanas.
O segundo secretário da Assembleia Legislativa de São Paulo enfatizou a importância da participação da sociedade na definição dos investimentos e programas do Estado. Como exemplo, citou as audiências públicas sobre o orçamento paulista do próximo ano, que começaram nesta sexta-feira em Presidente Prudente e Assis. "Serão realizados 27 encontros até o fim de setembro, o que permitirá à  população definir as prioridades de cada região", disse o deputado, que falou também sobre o Plano Plurianual 2012-2015, cujo projeto chegou esta semana à  Assembleia.
Demarchi citou ainda iniciativas de sucesso implantadas pelo governo de São Paulo que surgiram a partir do diálogo com os cidadãos. "O Poupatempo, o restaurante popular Bom Prato, a reestruturação da Febem - atual Fundação CASA - e o Ambulatório Médico de Especialidades só deram resultado porque são geridos em parceria com a iniciativa privada e organizações não-governamentais", comentou o deputado.
No período da tarde, a programação foi aberta com a conferência "Políticas Públicae e Desenvolvimento Territorial em Portugal", apresentada pelo professor doutor Mario Adriano Ferreira do Vale. Em seguida, a professora doutora Margarida Maria de Araújo Abreu Vilar de Queiroz do Vale discorreu sobre "Programas e Projetos em Economia Ecológica em Portugal". Os dois convidados fazem parte do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.