Torrinha, de 2007

Região de Bauru registra nova queda de homicídios: 33,01%
 
Os homicídios dolosos apresentaram queda de 33,01% nos sete primeiros meses do ano nas cidades da região de Bauru. No período, houve registro de 69 casos, contra 103 no mesmo período do ano passado. A informação consta das estatísticas mensais da criminalidade, divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A SSP atribui a contínua redução das mortes intencionais em todo o Estado à  investigação, identificação e prisão dos autores de homicídios, à  melhoria da gestão policial, com aumento do número de policiais militares nas ruas, ao recolhimento de armas ilegais e ao investimento do Estado em segurança pública, inteligência policial e tecnologia da informação.
Polícia mais ativa
As apreensões de armas ilegais, um dos indicadores de eficiência policial, registraram aumento de 17,84% nos sete primeiros meses do ano. Entre janeiro e julho, a polícia militar apreendeu na região de Bauru 621 armas, contra 527 no mesmo período do ano passado.
Em relação aos flagrantes de tráfico de drogas, o número cresceu 14,33%, com o registro de 1.141 casos entre janeiro e julho, contra 998 ocorrências no mesmo período de 2010. Nos últimos doze meses, foram registrados 1.869 flagrantes, 11,18% a mais que no período anterior, entre agosto de 2009 e julho de 2010. Este tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial; o crescimento indica maior eficiência da polícia para apreender drogas e prender traficantes.
O número de prisões também aumentou. Nos primeiros sete meses de 2011, foram presos 7.259 suspeitos, 101 a mais que entre janeiro e julho do ano passado.
Crimes contra o patrimônio
Entre os crimes contra o patrimônio, os furtos e roubos em geral recuaram na região de Bauru. Nos últimos doze meses, houve redução de 471 casos nos furtos e 74 nos roubos em comparação ao período anterior. Os crimes de extorsão mediante sequestro, latrocínio, roubo a banco e roubo de carga mantiveram tendência estável. Nos últimos 12 meses, foram registrados 11 casos de latrocínio, 13 de roubo de cargas e um caso de extorsão mediante sequestro. Não houve nenhum roubo a banco.
Estado
Com a colaboração da região de Bauru, a atual previsão é que o Estado encerre 2011 com uma taxa de 9,75 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, abaixo da chamada zona de epidemia, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando há 10 ou mais homicídios por grupo de 100 mil habitantes. A taxa estadual é menor que a metade da média nacional, de 25/100 mil habitantes. Desde 1999, São Paulo já reduziu em 73% o número de homicídios dolosos.