Torrinha, de 2007

De Torrinha para o mundo!
 
Jogador torrinhense atua no
futebol profissional da Macedônia
Ficar longe da terra natal causa saudades. O jogador de futebol Paulo Serafim, de 26 anos sabe disso, e como sabe. Ele está muito distante da sua querida Torrinha-SP. Ele se acostumou desde cedo a ficar fora de casa, mas dessa vez exagerou, está a 9.330,76 km de distância, na Macedônia, país com pouco mais de dois milhões de habitantes entre a Bulgária, a Sérvia e a Grécia. Ele diz sentir saudades do Brasil e orgulho de levar o nome da cidade mundo à  fora.
Lateral esquerdo do FC Vardar, clube de torcida fanática no país, e fã de Messi, antes de atravessar o atlântico para a Europa, Paulo já havia atuado no Rio Branco-SP, Inter de Limeira, Araxá-MG, Corinthians-AL e América-MG. Há seis anos se mudou para o exterior, onde atuou em três clubes portugueses: Valdevez, Santa Clara e Moreirense.
Em sua passagem por Portugal, Paulo encontrou algumas dificuldades com seguidas lesões, o que o impediu de ir a clubes maiores do continente. "Nesse momento estou em clube grande daqui (Macedônia) estou muito feliz, tudo tem sua hora certa, e agora estou desfrutando de uma boa fase da minha vida", afirma ele.
O sonho de Serafim é atuar em um clube grande do Brasil e poder assim carregar o nome da cidade. "Luto muito pra cada vez mais levar o nome dessa cidade pra frente e colocá-la aonde ela merece, que é ser reconhecida em mais cidades, assim como o Daniel fez com Brotas", cita de exemplo.
Paulo diz que seria interessante se Torrinha tivesse um clube profissional, mas reconhece as dificuldades. "Pelo tamanho da cidade seria difícil".
Apesar das grandes diferenças entre Torrinha e Skopje, cidade onde vive, o que mais dá saudades em Paulo, é mesmo a família e os amigos "Sempre bate aquela saudade. Até aproveito e mando um abraço e agradeço pelas pessoas que torcem por mim", diz. Não são poucos aliás que torcem pelo sucesso do torrinhense, o jogador tem até um fã clube com cerca de 400 pessoas no país.
Skopje, cidade medieval, tem um longo histórico de invasões e é a principal cidade e capital do país. Possui 506 mil habitantes, pouco menos que Ribeirão Preto-SP. Ele finaliza deixando uma mensagem, especialmente aos conterrâneos "Nunca desistam dos seus sonhos, por maior que sejam", encerra.
Colaboração especial: Leandro Giudici.