Torrinha, de 2007

Cidade terá Curso "Aprender a Empreender"
 
Numa parceria entre Prefeitura Municipal, através do programa Torrinha Cidade Empreendedora; da Diretoria de Assistência Social e Sala do Empreendedor, com SEBRAE-SP; Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Torrinha e Associação Amigos de Torrinha, será promovido em Torrinha o curso Aprender a Empreender, com programação para o mês de novembro.
De acordo com o prefeito Thiago Rodrigo Rochiti (PSL) o curso tem a mesma metodologia do Telecurso 2000, com foco em empreendedorismo, mercado e finanças. É composto por um Manual do Participante, vídeo com 10 capítulos e um Guia do Orientador de Aprendizagem. Os dois meios estão integrados para facilitar a compreensão do participante. Nas teleaulas, serão realizados trabalhos em grupo e individuais tratando de temas sobre o empreendedorismo, mercado e as finanças de uma pequena empresa.
As aulas serão ministradas de Segunda a Sextas-Feiras, no horário das 13h à s 17horas e das 19h à s 23horas e aos sábados, das 8 à s 12 horas e das 13h à s 17h, nos seguintes dias e locais: de 12 a 17/09, no CRAS Assistência Social; de 21 a 25/11, no CRAS Assistência Social. Maiores informações pelo telefone (14) 3656-3488.
Consta da Programação:
Capítulo 1: O empreendedor - Proporcionar uma reflexão sobre o que é o empreendedor e seu comportamento e sobre a viabilidade dos negócios no atual mercado competitivo.
Capítulo 2: Mercado, o mapa da minam - Proporcionar ao participante uma reflexão sobre o que é mercado e seus principais componentes.
Capítulo 3: A empresa e o mercado - Apresentar aos participantes o conceito de marketing e proporcionar uma reflexão sobre os 4 P´s do Marketing: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.
Capítulo 4: Os números da empresa - Proporcionar ao participante a oportunidade de calcular alguns números básicos de sua empresa e saber como fazer o monitoramento sistemático de seu planejamento.
Capítulo 5: O ponto de equilíbrio - Demonstrar aos participantes a importância do ponto de equilíbrio da empresa e como calculá-lo.
Capítulo 6: O resultado da empresa - Possibilitar ao participante exercitar o cálculo do resultado de uma empresa para descobrir o lucro ou prejuízo.
Capítulo 7: O resultado com vários produtos - Apresentar ao participante como calcular o resultado (lucro ou prejuízo) da empresa com vários produtos e o índice médio de margem de contribuição.
Capítulo 8: Capital de giro e fluxo de caixa - Proporcionar ao participante uma reflexão sobre a importância do Fluxo de Caixa e Capital de Giro.
Capítulo 9: Problemas e Soluções - Proporcionar ao participante uma reflexão sobre a importância de acompanhar constantemente o fluxo de caixa e de encontrar novas soluções.
Capítulo 10: O plano da empresa - Proporcionar ao participante uma reflexão sobre a importância do plano de negócios e do comportamento empreendedor.