Torrinha, de 2007

Diretoria de Saúde promoveu palestra sobre Transplante
 
Com objetivo de explicar o processo de doação de medula, a Prefeitura de Torrinha através da Diretoria Municipal de Saúde promoveu na terça-feira (13) a palestra Transplante de Medula Óssea, no Auditório Padre Fioravante, proferida pelo Chefe do Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho, Francisco Martins da Costa Filho.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.
O transplante é necessário em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.
Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à  mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à  saúde.