Torrinha, de 2007

Alô-Mané
 
1 Oi minha gente querida, tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Vejam o que falaram para o ALÔ-MANÉ. A Câmara de Vereadores de Torrinha virou "PIZZARIA" DURMA COM UM BARULHO DESSES? Daí o ALÔ-MANÉ é obrigado a lembrar o seguinte: A Câmara de Vereadores elegeu no final da legislatura de 2010 sua nova Diretoria para atuar no biênio janeiro/2011 a janeiro/2012. Exatamente, a Casa que representa o Poder Legislativo Municipal já esteve no centro do noticiário Judicial uma vez, quando o Ministério Público de Brotas instaurou INQUÉRITO CIVIL para apurar eventual crime de NEPOTISMO, no primeiro Ano dessa legislatura. Assim sendo, aquele Poder Legislativo, não está na mente nem nos corações dos torrinhenses da forma como deveria estar. As Sessões vivem VAZIAS, não existem transmissão de rádio ou qualquer outra forma de DIVULGAÇÃO da atuação dos senhores Vereadores! Essa situação no geral se repete em todos os municípios do Brasil. O vereador atualmente é uma figura DESMORALIZADA, não é ATOR social absolutamente esquecido pela população, mas também não está entre as AUTORIDADES de maior relevância.
2 A tradição republicana da política brasileira dá um peso muito grande ao cargo de caráter EXECUTIVO, Presidente, Governador e Prefeito! Pouco ou quase nada tem sobrado para os legisladores, embora a Constituição Federal atribua a eles papeis nobres na arte de bem cuidar dos interesses do Estado e do Município. As Casas legislativas em geral e o Congresso Nacional é o maior exemplo: estão ENVERGOZAMENTE COOPTADOS pelo VORAZ e PODEROSO Poder Executivo. Nas Assembléias Legislativas a realidade é muito semelhante e em nosso município, se alguém perguntar a grande maioria da população o QUE ACHA DA ATUAÇÃO DA CÃMARA DE VEREADORES, certamente receberá a resposta: MAS AQUI EM TORRINHA EXISTEM VEREADORE? (recentemente um membro daquela Casa teve que escutar tal pergunta) logicamente, no entender do ALÔ-MANÉ foi um EXAGERO tal afirmação! O que é muito claro! A Câmara de Vereadores está DOMESTICADA pelo Poder Executivo e seu problema é outro.
3 Falta-lhe capacidade de assumir uma das qualidades mais relevantes o que se destina! FISCALIZAR E DISCUTIR com determinação, profundidade e consequência o Poder Executivo, apenas um ou outro vereador se dedica a mergulhar nos intrincados problemas municipais. Tem "MUITA FUMAÇA" e "POUCO FOGO" na tarefa de entender o CERNE DAS CRISES e apontar caminhos para sua solução. Tem mais, a responsabilidade por esse esvaziamento não é toda de cada vereador indiscutivelmente. O mundo evoluiu muito e as relações entre o PàšBLICO e PRIVADO ficaram tão complexos que a Câmara de Vereadores mesmo em uma cidade com um pouco mais de 10 mil habitantes deveria ter uma estrutura técnica bem mais ampla que proporcione aos vereadores o suporte necessário ao conhecimento de temas complexo, seja em que área for.
4 Mas isso não pode servir como justificativa para que o ELEITO não ATUE! Existem outras fontes de informação e de análise. É preciso ter mais vontade e como exemplo de uma sociedade uma Câmara de Vereadores é um "MOSAICO" de personalidade, muitas delas sem nenhuma CULTURA POLÍTICA e tem outra grave distorção! Para se candidatar, a representante do Povo não é necessário que o candidato tenha amplo conhecimento da ARTE E CIàŠNCIA DA POLÍTICA, basta ter uma família numerosa! Porém, uma vez eleito é obrigação do vereador discutir sua cidade e seus problemas com base em algum tipo de CONVICÇÃO mais elevada do que apenas aquela que não passa de dois ou três metros ao seu redor.
5 Sem dúvida será um excelente momento para que as Câmaras de Vereadores do País inteiro pense em adotar o Legislativo dos municípios naquilo que por muitos anos foi a principal qualidade da nossa Casa Legislativa, ocasião em que o município de Torrinha foi considerado possuir Vereadores que tinham grande atuação para o desenvolvimento e progresso de nossa cidade. Não é a toa que depois de muita pressão da sociedade e da imprensa falada e escrita, a Câmara Federal e o Senado da República aprovaram o PROJETO DE INICIATIVA POPULAR "BATIZADO de "FICHA LIMPA" que vai impedir a candidatura de POLÍTICOS condenados na JUSTIÇA", MESMO QUE O PROCESSO não esteja CONCLUIDO TOTALMENTE. Também ficam impedidos de concorrer aos cargos públicos aqueles que tinham RENUNCIADO ao sofrerem processo de "IMPEACHMENT" e o ALÔ-MANÉ aproveitando o assunto vai tentar esclarecer o sentido da palavra "VEREADOR", vamos lá.
6 VEREADOR para quem não sabe, vem do verbo "VEREAR" significa pessoa que tem a incumbência de VIGIAR pela comodidade, bem-estar e sossego dos MUNICIPES. VEREAÇÃO era o lugar de VEREAR ou o conjunto dos VEREADORES no exercício pleno de suas funções! A palavra do VEREADOR permaneceu no direito brasileiro com sentido bastante modificado, significando moderadamente o membro da Câmara Municipal e no período da Colônia. As atribuições dos vereadores regiam-se pelas regras das Ordenações Filipinas. Era então, importante exercer o cargo de vereador pois cabia o encargo de administrar a TERRA e as OBRAS do município e de tudo que pudessem saber e entender para que a TERRA e seus trabalhadores pudessem viver bem e muito trabalho e se soubesse que se faziam desordem na TERRA ou que não era guardada pela "JUSTIÇA" como devia cabia-lhes REQUERER ao JUIZES competentes e se estes recusassem a atende-los deveriam dar conhecimento ao CORREGEDOR DA COMARCA ao próprio REI.
7 O vereador tinha ainda que ZELAR pelos bens municipais e se alguém se apossasse deles, toma-los de volta para o município! O papel do vereador no período da Colônia foi fundamental e de muita importância. Em certas Câmaras, naquela ocasião chegaram mesmo a SOBREPOR-SE aos Governadores Gerais! Bem diferente da atualidade não? E se algum interessado quiser saber mais da necessidade e importância do cargo de VEREADOR, o ALÔ-MANÉ recomenda dar uma OLHADINHA e estudar o MANUAL DO VEREADOR escrito pelo professor JOSÉ AFONSO AS SILVA, ou bater um PAPO com o torrinhense em plena atividade (graças a Deus) DR. ANTONIO TITO COSTA considerado um dos expoentes no conhecimento da JUSTIÇA ELEITORAL BRASILEIRA. Ele foi o Prefeito de São Bernardo do Campo, Deputado Federal, Senador e também exerceu a Presidência da Câmara Municipal de Torrinha.
8 Que tal a gente mudar de assunto? E a 28º Festa do Peão de Torrinha realizado do dia 01 a 04 de Setembro de 2011? Olha pessoal, em qualquer BATE PAPO em rodinha de pessoas o ZUN ZUN ZUN, àˆ comprometedor. Se verdadeiros, os comentários de grande parte da população de nossa cidade, o que aconteceu não foi FESTA DO PEÃO, mas sim, uma enorme MARACUTÁIA, e um GIGANTE ENGÔDO aos aficionados ao esporte de montaria em TOUROS BRAVOS. Com respeito a participação de PEÕES e um verdadeiro CONTO DA CAROCHINHA a tal premiação propalada e divulgada com o PREMIO de um CARRO ZERO KM, marca GOL oferecido ao CAUBOY que vencesse em primeiro lugar aquela montaria se tornando o CAMPEÂO da 28º Festa do Peão de Torrinha! Embora tenha sido divulgado na imprensa que o grande CAMPEÃO de 2001 foi o torrinhense Leandro Dalastra que levou para casa um CARRO ZERO KM! Não passou de uma MENTIRINHA se não vejamos.
9 Para que não PAIRE nenhuma dúvida, o ALÔ-MANÉ não esteve nem uma noite naquele recinto! O que vamos comentar por enquanto foram palavras ditas pelo SR. FRANCISCO DALASTRA (CHICO) Pai do Peão LEANDRO DALASTRA que na presença do SR. LUIZ ROMEU ROMÃO (LUIZÃO) em sua loja na Rua São José falou horrores do que passou nos BASTIDORES da referida FESTA do PEÃO! Mostrando descontentamento com que os responsáveis pela realização da 28ª Festa do Peão de Torrinha. Aprontaram no final do rodeio exatamente no momento em que as pessoas permaneceram APLAUDIRAM DE PÉ a vitória de um torrinhense como vencedor que acabava de ganhar o PRàŠMIO PRINCIPAL "UM CARRO 0KM DA MARCA GOL! E LEANDRO DALASTRA se destacou na montaria de touros e conquistou o primeiro lugar. Houve até o DISCURSO do Prefeito Municipal THIAGO ROCHITI que informou a todos os presentes o APOIO da Prefeitura Municipal para a realização da festa. Além do carro dando voltas na arena tendo o vencedor no volante luzes, som, e o narrador do rodeio solicitando APLAUSOS da platéia para o ganhador do primeiro prêmio um AUTOMÓVEL ZERO KM.
10 Mas como diz o velho DITADO POPULAR: "ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO", logo depois da entrega da chave ao vencedor LEANDRO DALASTRA, o mesmo foi intimado a DEVOLVER A CHAVE do veículo a um representante da "EVENTOS E PROMOÇÕES COUNTRY TORRINHA LTDA" e LEANDRO iria receber apenas R$ 15.000,00, porque o premio de um carro zero km, não passava de "CONVERSA PARA BOI DORMIR" E "INGLES VER". Se verdadeiro, as declarações do CHICO DALASTRA são acusações que ENXOVALHAM de SUJEIRA aquela que já foi considerada uma das melhores FESTAS DO PEÃO da região, e os PRàŠMIOS eram realmente entregues aos PEÕES VENCEDORES, quando foram prefeitos FERNANDO CASTRO (foi o pioneiro neste tipo de evento), Dr. JOSÉ BENEDITO TAVARES, Dr. IVANILDO FERREIRA DO NASCIMENTO, SILVIO CIAVARELI e DONA IVANI.
11 Ai, algumas pessoas de Torrinha perguntam, o ALÔ-MANÉ e os PATROCINADORES da cerveja, refrigerantes, aluguel de espaços para barracas do Centro Hípico, estacionamento de veículos inclusive interditando vias públicas, propaganda visual do comércio no TELÃO, os ingressos pagos, camarotes, as instalações, e infra-estruturas fornecidas pela Prefeitura Municipal, energia elétrica, pintura e funcionário municipal, oferecidos à  empresa responsável pela realização da festa. Tudo isso não é CONTABILIZADO, como GRANA proveniente do citado evento? A tão propalada divulgação com carros de som por vários dias em Torrinha e Cidades circunvizinha de que o PRàŠMIO de um carro ZERO KM, era de MENTIRINHA? Onde fica o respeito ao povo que pagaram ingressos e torceram pela VITÓRIA de seu PEÃO PREFERIDO? E os torrinhenses que acreditam que um seu conterrâneo havia ganhado o GOL ZERO KM? Bom isso o ALÔ-MANÉ vai deixar para outra oportunidade e falar sobre o PROCESSO: T.C. 028/026/2011.
12 Apenas para lembrar: o ALÔ-MANÉ está a disposição da EMPRESA "EVENTOS E PROMOÇÕES COUNTRY LTDA", mais conhecida como Companhia de Rodeio R.R. cujo proprietário é o Sr. RENAN GOLINELI ROCHITI para se pronunciar sobre o assunto se assim o desejar. CHEGA DE PROSA! TCHAU.