Torrinha, de 2007

Alô-Mané
 
01 - Oi minha gente querida, tudo bem com você? Não têm como deixar de falar da belíssima Festa de Setembro realizada em nossa cidade em homenagem ao Padroeiro São José, o esposo de MARIA e Pai adotivo de Jesus Cristo. Por decisão do Rei HERODES em uma sentença própria de quem fica em cima do "MURO" preferiu libertar um dos maiores ASSASSINOS daquela época: BARRABAS e condenou JESUS a receber o pior castigo existente na GALILEIA que era ser crucificado ao lado de três LADRÕES! Num gesto próprio dos que não tem personalidade disse: "EU LAVO AS MÃOS NO DERRAMENTO DO SANGUE DESSE INOCENTE". O resto da história toda a humanidade tomou conhecimento através da ESCRITURA SAGRADA BIBLIA e mesmo tendo passado mais de dois mil anos, o MUNDO aumentou consideravelmente a quantidade de HERODES que em muitas ocasiões preferem FICAR EM CIMA DO MURO para agradar a GREGOS e TROÍANOS.
02 Mas vamos falar de coisas boas! Agora, no segundo ano em que a Festa de São José no mês de Setembro voltou a se realizar em frente a Igreja Matriz de São José, a Torrinha está voltando a ter um verdadeiro CLIMA da FESTA de São José. ESTÁ DISCUTIDO E APROVADO, essa festa tem que ser feita na Praça! A participação do povo fica mais envolvente, o clima de alegria contagia a todos. As pessoas que vão participar das GULOSEIMAS oferecidas aos festejantes, este a barraca ficou pequena de tanta gente de Torrinha e de visitantes da Região! Tinha mesas até dentro do Jardim público porque dentro da BARRACA era impossível achar lugar e até tempo colaborou para o sucesso da Festa de Setembro em louvor a São José que eu tenho a felicidade de tê-lo como meu ANJO DA GUARDA; (se alguém não acreditar pergunte a Maria Helena LENHINHA) e MENTOR ESPIRITUAL.
03 Também teve apresentação de SHOWS e a moçada se esbaldou com musicas cantadas pelos artistas e todo o pessoal! Cada BANDA promovendo sua participação desde o SAMBA, PAGODE, FORRÓ, e musica SERTANEJA, com destaque para a DUPLA PIRACICABANA CRAVEIRO E CRAVINHO que como aquela velha história "QUANTO MAIS VELHA MELHOR", além da nossa BANDA "TANATÃ E LUÃ" PRATA sucesso nas cidades onde se apresentam. Mas para coroar todo esse sucesso durante a FESTA DE SÃO JOSÉ, foi fundamental a participação e experiência do DONIZETE GONÇALVES que conhece tudo sobre SERVIÇO DE SOM. Sem aquele barulho CHATO de MICROFONIA outra coisa! O pessoal responsável pela SEGURANÇA estava sempre ALERTA para qualquer eventualidade.
04 E o que falar do pessoal responsáveis da cozinha! Pastel, fogaça, churrasco, frango frito e assado, batatinha no molho, refrigerantes, cerveja, atendimento nos CAIXAS, toda essa gente merece nota DEZ (10) e um destaque especial, pois todo esse trabalho são realizados por VOLUNTÁRIOS que sem eles não seria possível a realização da FESTA de São José. Sabe quem são os MAESTROS dessa ORQUESTRA bem afinada? Os padres CARLOS e NILTON, ambos são de uma humildade e simpatia contagiante que além de organizarem a parte de diversão também são MESTRES em cuidar dos seus fiéis e ofícios da IGREJA CATÓLICA ROMANA no município de Torrinha. Todos estão de PRABÉNS! Falando na FESTA DE SÃO JOSÉ, o ALÔ-MANÉ sentiu falta dos BARRAQUEIROS em volta do Jardim e na falta de BANHEIROS QUIMICOS em locais VISÍVEIS, pois com apenas utilização do Sanitário existente a coisa esta FEIA.
05 Na avaliação do ALÔ-MANÉ os organizadores da FESTA de Setembro deveriam ter se preocupado com tão sério problema! Pois tomar cerveja a vontade não tem outro jeito a não ser "TIRAR ÁGUA DO JOELHO" (fazer xixi) e a colocação de SANITÁRIOS QUIMICOS (na falta do outro) em locais visíveis e de fácil acesso para a população que frequentam esse tipo de eventos. Esperamos que nas próximas FESTAS tal problema não se repita! Essa o ALÔ-MANÉ tem que colocar! Chegando à s imediações do SANITÁRIO do Jardim, fui advertido por um amigo de que o SANITÁRIO estava HORRIVEL ocasião em que um senhor de meia idade e de outro município escutou a conversa e perguntou: vocês são daqui? Respondi, não. Pois percebi pela BRAVEZA daquele homem que alguma BUCHA iria sair. O senhor falou; ESSE BANHEIRO É SUJO, IMUNDO INDECENTE! EM VEZ DE A GENTE SUJAR NELE, ELE É QUE SUJA A GENTE, enfiei a VIOLA no SACO e fui conversar com o meu amigo JOÃO DA ELETROLAR.
06 Depois desta, que é tirar "PICA PAU DO ÔCO" vocês não acham? Ainda sobre a Festa de São José, o final da festa de Setembro em homenagem a São José padroeiro do município foi o que podemos dizer, FECHOU COM CHAVE DE OURO. Os organizadores da exposição de CARROS ANTIGOS na Praça e ruas do centro da cidade foi um acontecimento inusitado. Naquele domingo, bem cedinho começaram a chegar os automóveis que iriam participar da exposição onde se encontravam carros com até 80 anos de fabricação, CONSERVADINHOS EM FOLHA e as pessoas não se cansavam de IR e VIR olhando tantas raridades juntas.
07 Havia veículos de todas as marcas daquela época, um verdadeiro festival de beleza, raridades e bom gosto. Muitas cidades do Estado de São Paulo se fizeram presentes bem como de outros Estados da Federação, numa perfeita demonstração de organização dos responsáveis por esse acontecimento AUTOMOBÍLISTICO, em nossa cidade promovendo a divulgação de Torinha! O que vem contrariar aquela BALELA de que Torrinha não está no mapa do Brasil e "VISITE TORRINHA ANTES QUE ACABE". Isso não é verdade e quando bem planejado e bem organizado não ficamos devendo absolutamente nada para cidades bem maiores que a nossa. Aproveitando para tirar algumas fotos pelo MARCOS SIBOLDI, repórter fotográfico da "FOLHA DE TORRINHA" e para bater um PAPO com um dos organizadores da exposição o Senhor AUREO DALFITO que nos forneceu informações importantes sobre a decisão de promover essa exposição em Torrinha.
08 Segundo o Áureo Dalfito, fizeram desta equipe vários empresários de Torrinha que colaboraram e ajudaram para o sucesso da 1ª exposição de Carros Antigos. Havia público de todas as idades desde crianças até gente de mais idade e para não cometer nenhum tipo de injustiça, pois foram muitos empresários de Torrinha e outras cidades responsáveis pelo o sucesso desta Exposição. O ALÔ-MANÉ nas pessoas do Marcelo Massini, Pacheco do Hotel Vale Verde, Alcides Franciscato do Expresso Prata, do Pacheco (dentista) Luciano Purita, Algemiro Zani e Thiago Rochitti - Prefeito Municipal -, o ALÔ-MANÉ PARABENIZA a todos pela iniciativa e sucesso da 1ª EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS em Torrinha! Para vocês NOTA DEZ (10) e que essa seja a primeira de outras a realizar-se em nosso município.
09 Valeu a pena o esforço das organizações e responsáveis pela Festa de encerramento do Padroeiro da cidade São José. O ALÔ-MANÉ vai insistir e torcer para que essa primeira exposição seja o inicio de outras que poderão ser realizados em nossa cidade! Seria oportuno também que os responsáveis pela divulgação e incentivo ao TURISMO em nosso município realizasse outros tipos de exposições (feiras), material para isto Torrinha tem de sobra! Ela é rica em belezas naturais, temos vocação para melhorar o ARTESANATO, amostra de ORQUIDEAS, Essências de Eucalipto, produtos Rurais, desfile de animais o MARIO e a MARIONA, LENDA DO CANDINHA, MOSTEIRO DE SÃO JOSÉ DO PARAISO e muitas outras atrações que poderão ser incorporadas no desenvolvimento TURISTICO do nosso município. Para que isso venha acontecer é fundamental necessidade da PESSOA certa no LUGAR CERTO e podemos tomar como exemplo o sucesso alcançado pela 1ª EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS ocorrido no final da festa de Setembro.
10 Olha pessoal, o ALÔ-MANÉ tinha como propósito de nesta edição falar somente de coisas BOAS, da Festa de São José, da Exposição de Carros Antigos e estava pensando em lembrar um pouquinho do ano de 2011, que já acabou! Pois estamos a pouco mais de dois meses para saudarmos o ANO NOVO de 2012, porém, fui procurado em minha residência por uma senhora que me chamou e perguntou: Você ainda tem o ALÔ-MANÉ na Folha de Torrinha? Respondi, sim! Ai ela se identificou, deu o nome do marido, do filho e endereço e disse, TRAGO UMA RECLAMAÇÃO PARA O ALÔ MANÉ: falei vou pegar o GRAVADOR. Podemos conversar, e o recado desta senhora CAIA COMO UMA LUVA para o nosso Prefeito THIAGO ROCHITI. Disse-me ela: que o seu filho de apenas 11 anos de idade é DIABETICO e tem necessidade de tomar INSULINA injetável diariamente, que é fornecida pelo Posto de SAUDE ERASMO LANCIA, mas atualmente, a entrega do remédio não vem sendo realizada.
11 Essa senhora FALOU "COBRAS E LARGATOS" por parte de alguns funcionários daquele Posto, revelando nomes! Foram acusações GRAVISSIMAS, COMPROMETEDORAS. Afirmou que vão levar ao conhecimento do PROMOTOR PàšBLICO da Comarca de Brotas a desrespeito, pouco caso e a humilhação que está sendo obrigada a passar em razão de ir pegar INSULINA para o seu filho DIABÉTICO! Não vamos publicar todas as acusações apontadas, pois o Prefeito vai procurá-la cientificar-se do mau atendimento por parte de alguns funcionários daquela repartição municipal. São muitas pessoas que estão fazendo reclamação de FUNCIONÁRIOS e da falta de MEDICAMENTOS. O ALO-MANàŠ reconhece que a SAàšDE no BRASIL esta a U.T.I . (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA) no Estado, IGUALMENTE e em nosso município, não poderia ser diferente está MORINBUNDA E AGONIZANDO! Porem, essa situação não é culpa exclusiva do atual prefeitoThiago Rochiti! Isso vem se arrastando e empurrando com a BARRIGA desde outras administrações e o mais grave, é que não vemos ou observamos nem uma LUZ no fim do TUNEL que possa melhorar a Saúde Publica do município, basta acompanhar as AÇÕES TRABALHISTAS que estão PIPOCANDO contra o Hospital Nicanor Merino.
12 - A BRUXA continua solta em nosso município, pois nesse começo de outubro, a população foi pega mais uma vez de surpresa. Ao tomar conhecimento de um gravíssimo acidente de carro o qual foi vítima uma senhora de famílias tradicionais de Torinha: LOCATELLI e PERÔTO. O fato foi ocorrido na estrada que liga o município de Torrinha e a cidade de Brotas. Neste acidente provocou o falecimento da senhora, DANIELA PERÔTO LOCATELLI que contava 30 anos de idade. A batida foi frontal. Daniela viajava com uma amiga e sua filhinha de apenas 3 anos de idade, que tiveram apensa ferimentos leves. Houve colisão com um CAMINHÃO ocasionando morte instantânea da condutora do automóvel. Somente por muita sorte não houve mais vitimas a lamentar. O ALÔ-MANÉ esteve no velório solidarizando-se com os familiares pelo BRUTAL acontecimento e aproveita para enviar as famílias, sinceros pêsames.
13 Também queremos registrar mais uma noticia que o ALÔ-MANE não gostaria de divulgar. Essa nos deixou profundamente triste! Foi-me trazida pelo meu amigo pescador Dr. WANDERLEI ZANFORLIM, o falecimento em Goiânia do meu querido amigo Deputado Federal NOBERTO TEIXEIRA, que por três mandatos foi prefeito de Aparecidinha e cinco vezes ocupou cadeira no legislativo daquela cidade. NOBERTO TEIXEIRA era torrinhense e filho do senhor JOAQUIM RICARDO TEIXEIRA que foi também vereador em nossa cidade e AMELIA GUERREIRO TEIXEIRA, ambos falecidos e sepultados no cemitério local! Lá pelo ano de 1954 seu JOAQUIM pegou a família e foi morar em Aparecidinha onde comprou um Posto de gasolina entre aquela cidade e a Capital do Estado de Goiás. O Posto de gasolina do seu JOAQUIM foi o ponto de parada e referência da boa comida! Lembro com saudade do seu JOAQUIM e de seus filhos. Do Carlão Nogueira de Souza, Ângelo Antoniazzi, Jerson Javaroni, Waldo miro Papile, Armando Boni que sempre nos encontrava-mos no Posto de seu Joaquim Teixeira e nos deixaram tão cedo.