Trabalhadores rurais e membros do PT de Mineiros discutem
 

Convocados pelas lideranças sindicais rurais no Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais Assalariados, trabalhadores e membros do Partido dos Trabalhadores PT estiveram reunidos com lideranças partidárias de locais e da região, na sede do Sindicato em Mineiros do Tietê, para a discussão sobre a proposta de um planejamento estratégico com vistas a organização e, também, sobre as eleições municipais em 2012. A reunião aconteceu na manhã do domingo, 15 e contou com a expressiva participação dos trabalhadores.


O presidente do Sindicato e membro do PT, Eduardo Porfírio o Polaco, que também é diretor na Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo, disse que o objetivo do "encontro das lideranças do partido com os trabalhadores é não apenas aproximar os trabalhadores aos membros, como ampliar a participação da classe trabalhadora nas decisões de um partido que é e nasceu da vontade dos trabalhadores".


Ainda conforme afirmou Polaco, "a estratégia do PT é tornar-se hegemônico no País para poder implementar nos governos a sua política em favor da comunidade, dos trabalhadores e da democracia. E iniciamos fazendo a lição de casa, com uma reunião com os trabalhadores para discutir os problemas e desse diagnóstico elaborar propostas que venham ao encontro de suas soluções".


A próxima iniciativa será um encontro do Diretório do PT, no dia 24, para o início de um planejamento de ações coordenadas nesse esforço de mobilização dos trabalhadores de modo geral e a comunidade. "As soluções para as necessidades dos trabalhadores passa, sim, pela política, mas, sobretudo, pela vontade da própria comunidade", disse o sindicalista e membro do PT.


Lideranças do PT presentes


Representando o Diretório local do PT, esteve a professora Aparecida Roselena Rossi, a Rose, e José Nivaldo de Oliveira, ambos, ex-integrantes efetivos da atual administração alvo de avaliação negativa no encontro, em especial porque até o momento não existe política pública diretamente produzida para atender aos trabalhadores de modo geral, bem como aos rurais. Como exemplo, foi mencionada a não geração de empregos para os cidadãos mineiros-tieteenses.


Em sua intervenção, Rose, eleita vice-prefeita com a atual administração pública disse ter deixado as funções de secretária de educação na prefeitura de Mineiros do Tietê, bem como de seu salário, porque entendeu não haver compromisso do chefe do Executivo local com propostas que venham ao encontro dos trabalhadores.


"Deixei as funções, mas, não a militância e a luta em favor da cidade. Se vocês observarem as obras que se realizam pela cidade, vão comprovar que se tratam de recursos conseguidos junto ao governo federal, governo do PT", disse em momento de sua explanação aos trabalhadores. Apesar de manifestar sua decepção com a atual gestão, disse estar à  disposição para uma candidatura caso seja a decisão do partido.


Candidatura própria


O projeto do PT, e isso no nível nacional conforme disse Eduardo Porfírio, "é ser um partido hegemônico, ou seja, com participação e liderança em todos os âmbitos da política e isso passa, sim, pelo lançamento de candidaturas próprias por todo o País e pelo apoio das bases, inclusive e principalmente dos trabalhadores". E garantiu: "no que depender das lideranças sindicais, o partido terá todo o apoio necessário para chegar ao poder com o compromisso de lutar em favor dos trabalhadores e do povo!"


Para Eduardo Porfírio, o nome da atual vice-prefeita Rose Rossi pode e deve ser considerado para uma eventual candidatura própria do partido, "tendo em vista a história de militância da companheira, e mesmo a trajetória como vereadora". Polaco ainda lembrou que igualmente importante "será a composição da chapa para a disputa de vaga na Câmara, onde, também é importante a presença de trabalhadores e trabalhadoras, para a apresentação de projetos que possam se traduzir em política pública que beneficie os trabalhadores e toda a comunidade, logo, a própria cidade e a maioria!"


Autor: Alcimir Carmo, jornalista


assessor de imprensa na FERAESP, MTb 18993 e MS 10377-0


telefone (11) 8277.9158