Comerciante denuncia que gatos estão sendo mortos por
 

A redação do Jornal Nossa Terra recebeu denúncia através da comerciante Elisabete Bérgamo dos Santos, que reside na rua dos Lírios, 99, Jardim das Flores, cidade de Mineiros do Tietê, que quatro de seus animais felinos foram mortos por envenenamento. O laudo foi assinado pela Dra. Maria Catharina Pincelli Teixeira.


De acordo com o laudo da especialista, datado de 06/07/2011, o provável diagnóstico de envenenamento dos gatos aconteceu por que esse tipo de veneno é vendido livremente, sem receita. A comerciante ficou chocada com as imagens que presenciou e lamentou que existissem pessoas agindo com tamanha brutalidade, contra animais indefesos.


A comerciante disse que sempre teve animais domésticos, que além de tratar com ração, banho, faz acompanhamento técnico para que recebam as vacinas adequadas. Reclama a comerciante que se encontra desaparecido um outro gato que pode aparecer morto a qualquer momento.


A Lei 9605 de 1998, artigo 32, em síntese diz que é crime ambiental maltratar, matar, abusar ou perseguir animais domésticos, com pena que varia de três (03) meses a um ano de prisão, podendo chegar até a dois (2) anos de reclusão.


Fica o alerta para as autoridades tomar as devidas providências e se continuar a prática desse tipo de crime contra animais felinos, poderá ter a intervenção da policia ambiental e de órgãos protetores dos animais, inclusive de Ongs.